terça-feira, 30 de junho de 2020

NR-5 CIPA COMISSÃO


NR-5 CIPA – COMISSÃO
Artigo 163 e 165 da CLT



Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

                                                                       Mapa de Riscos
   


O Mapa de Risco é uma das principais ferramentas de multiplicação utilizadas por profissionais de SST em seus respectivos ambientes de trabalho, saiba do que se trata e principalmente, que você saiba como elaborar de forma eficiente. Se você quer realmente aprender a elaborar um mapa de risco de qualidade, nosso curso vai proporcionar isso a você!

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), acontecem cerca de 700 mil casos de acidente no Brasil, por isso, medidas como o Mapa de Risco são cada vez mais indispensáveis em empresas que concentram um grande número de colaboradores. Além de inspeções regulares e o posicionamento da CIPA, o Mapa de Risco é fundamental para implementar a cultura da segurança na empresa e, se você ainda não fez o da sua empresa, nós te damos cinco motivos para começar a fazê-lo agora.
1 – PARA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO DOS TRABALHADORES
O Mapa de Risco é uma medida extremamente importante, mas ele só é efetivo, de fato, se tiver a colaboração de todos os funcionários. Após a confecção do mapa, feita por técnicos, médicos e especialistas do setor, ele deve ser exposto em um lugar com fácil visualização pra, assim, os demais colaboradores possam visualizar os potenciais riscos e, também, aponta-los
2 – PARA CONHECER OS PROCESSOS INTERNOS DA EMPRESA
Quando você faz o Mapa de Risco, precisa entender mais sobre todos os locais analisados, o que faz com que você conheça todos os processos e trabalhos da empresa. Dessa forma, você não só consegue identificar dados a serem incluídos no mapa, como também aumenta sua percepção sobre a empresa de uma forma geral.

3 – PARA ENXERGAR OS GRUPOS DE RISCO MAIS FACILMENTE
Um dos principais pontos do Mapa de Risco é a visualização macro dos grupos de riscos que são sempre discutidos. Com a exposição do mapa, você consegue visualizar o que é risco físico, químico, biológico, ergonômico e que oferece possibilidade de acidente de uma forma simples e direta.
4 – PARA ESTAR DE ACORDO COM AS NORMAS REGULAMENTADORAS
Não ter o Mapa de Risco da sua empresa pode desencadear uma multa – e ela pode chegar a R$ 3.500, dependendo da quantidade de funcionários da sua empresa. Isso pode ser confirmado na NR 1.7 Letra A.
5 – PARA REDUZIR OS ACIDENTES NO LOCAL DE TRABALHO
É claro que o principal intuito de se fazer um Mapa de Risco é identificar locais de possíveis acidentes e reduzi-los, por isso é sempre importante fazê-lo com cuidado e precisão, afinal, ele será uma importante ferramenta para visualização de melhorias na empresa e de integração entre colaboradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam, todos bem vindos ao mundo do conhecimento paralelo em relação a Saúde do Trabalhador.

Olá, tudo bem?😁 É com muita satisfação que criamos esse Blog para ajudar nossos clientes, amigos, parceiros, estudantes e profissionais da ...